Nossa História

É importante para um Centro Espírita ter, como história, as informações sobre o seu início. Entretanto a maior importância de um núcleo espírita acontece ao longo de sua existência quando, através dos que nele atuam, o tornam um agente de oportunidade para iluminar incontáveis almas no caminho do amor e propiciar amparo a todos os que buscam por ajuda e educação nos moldes demonstrados pelo Mestre Jesus.

Centro Espírita Seara de Luz

A chácara do Régio, conhecida no Jardim Paulista, em São José dos Campos – SP, como pertencente aos quatro irmãos alemães da família Kubitzky (Paulo, Arthur, Elza e Erna), mortos que foram em julho de 1969, acabou ficando sob os cuidados do Governo Estadual como seu responsável, isto por não se localizarem os correspondentes herdeiros.

Em outubro de 1970 aconteceu a fundação da Obra Social Célio Lemos, e, com isto, o juiz responsável concedeu autorização para que esta Entidade ocupasse a área e desenvolvesse nela atividades sociais. Registra-se que basicamente, ou em sua maioria, o grupo que idealizou a fundação da Obra Social Célio Lemos era de formação espírita e, por isto, atribuiu esta característica à Entidade.

Norteado pelo sentimento espírita, que sempre esteve presente, os dirigentes e trabalhadores da Entidade mantiveram o desejo de, tão logo fosse possível, criar um grupo que pudesse se ocupar do desejado apoio espiritual à Entidade Social Em 27 de outubro de 1981, tendo na presidência da Assembléia Geral o colaborador Sebastião Mecatti e na função de secretária a colaboradora Nair Ferreira, fundava-se então o Centro Espírita Seara de Luz, ocupando um espaço na própria área da antiga Chácara do Régio.

Este início teve uma conotação especial, pois diferenciou dos mais comuns motivos que dão origem aos inícios dos Centros Espíritas, que são por oportunidade de oferta ou facilidade de acesso aos espíritas de um núcleo populacional ou por razões de incompatibilidades de dirigentes. O sentimento inicial amadureceu e o novo Centro Espírita acabou recebendo uma estrutura de criação para que tivesse a sua vida própria. Constituiu-se com elaboração de Estatuto Social, adesão de associados, escolha de diretoria para a sua direção, atuações sociais e assumiu as condições de uma Entidade juridicamente reconhecida.

Constatamos que os seus fundadores são praticamente procedentes da composição dos diretores e trabalhadores da Obra Social Célio Lemos e/ou outros que colaboravam tanto na Obra Social como com o Centro Espírita Divino Mestre. Na então residência sede da chácara iniciou-se as primeiras reuniões do Evangelho Segundo o Espiritismo, tendo à frente do grupo o casal Geraldo e Otávia Godói, uma vez que eles, juntamente com a família, desde 12 de março de 1972, já estavam residindo no local e iniciada uma trajetória de lutas e conquistas.

O nome de Centro Espírita Seara de Luz foi sugerido pela colaboradora Nair Ferreira e teve a sua primeira diretoria composta com as seguintes pessoas: Geraldo Tomas Godói (presidente), Jésus de Oliveira Rocha (vice-presidente), Nair Ferreira (primeira secretária), Geraldo Pires de Abreu (segundo secretário), Edélcio Ribeiro Moreno (primeiro tesoureiro), José Expedito Fiebig (segundo tesoureiro) e Ana Maria Sebbe Mecatti (diretora de doutrina). O Conselho Fiscal ficou constituído pelos colaboradores: Sebastião Celso Mecatti, Joel Faria e Elza Charameda Faria.

Além dos componentes da diretoria eleita estavam presentes na Assembléia de Fundação mais os seguintes sócios fundadores: Otávia Tosine Godói, Eugênia Tosini, Ana Maria Almeida de Abreu e Dilce Teixeira de Moura. Acrescentamos ao grupo dos pioneiros, por força do incentivo e dedicada contribuição, mas que não estava na Assembléia de Fundação, o casal Ivo e Wailda Prates e mais as colaboradoras Raimunda Fiebig e Marina Fiebig.

A comunidade do Centro Espírita Seara de Luz com o caminho aberto para as suas realizações, desde a sua fundação, na medida em que colaboradores dedicados se juntam a seu favor, investe em trabalhos administrativos, doutrinários e sociais, na busca perseverante de incrementar e aplicar a cada passo de sua trajetória, com base nas orientações dos Espíritos transmitidas a Allan Kardec, os ensinamentos que visam dar ao ser humano estrutura de fundamento moral e espiritual. Que os bons Espíritos, Jesus e Deus sejam permanentes no amparo destes propósitos. Set/2016


Nota: O histórico demonstra que o CESEL foi criado para dar apoio espiritual à OSCL, ao que sempre foi fiel a este objetivo, mas deu-se, na sua criação, uma liberdade para se tornar independente, não tendo administrativamente e juridicamente nenhum vínculo à OSCL. Suas realizações físicas aconteceram graças aos esforços administrativos de sua diretoria e controle do que tem sido, legalmente, angariado e controlado. Existe, sim, uma gratidão pela concessão da OSCL em ceder o espaço físico – ato este repetido a outros grupos que atuam no espaço da Obra Social Célio Lemos – OSCL.